quinta-feira, 15 de abril de 2010

O papel social da Internet

O grande avanço aconteceu entre setembro de 1993 e março de 1994, quando uma rede até então dedicada à pesquisa acadêmica se tornou a rede das redes, aberta a todos. A rede era "frouxa" e não tinha proprietário, embora dependesse das agências de comunicação. Em um período de aceleração da tecnologia de comunicação, a Internet desafiou previsões e trouxe consigo muitas surpresas. "Mais fenômeno que fatos", dizia-se tal como ocorrera com os telefones celulares.
No início, tratava-se de uma rede limitada (Arpanet), compartilhando informação entre universidades "hi-tec” e outros institutos de pesquisa — em 1975 havia dois mil usuários. Graças ao tipo de informação que estava sendo compartilhada, um elemento essencial de sua razão de ser era que a rede pudesse sobreviver à retirada ou destruição de qualquer computador ligado a ela, e, na realidade, até à destruição nuclear de toda a "infra-estrutura" de comunicações.
Porém atualmente a Internet constitui muito mais de que uma mera rede limitada pois desempenha o seu papel social o instituto Pew Internet (EUA) divulgou uma pesquisa que indica que a rede mundial de computadores desempenha um papel relevante nas decisões cotidianas. E que ganham força nos momentos de crises quando as pessoas ficam mais sensíveis e mobilizam sua rede de relacionamento.
E nesses momentos, a acessibilidade, instantaneidade e facilidade de utilização de e-mails fazem a diferença. O estudo demonstrou que os e-mails completam, e não substituem as comunicações por outras vias.
Segundo os investigadores, a Internet é usada regularmente por 45% dos norte-americanos para decisões que não têm nada a ver com tecnologia ou vida on-line, como dúvidas de saúde, educação e procura de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores